RIO BRANCO
Expoacre 2025: Cavalgada terá mudanças, sem comitivas de caminhonetes

A tradicional Cavalgada que marca a abertura da Expoacre 2025 em Rio Branco, no dia 26 de julho, terá uma mudança significativa este ano: a eliminação das comitivas de caminhonetes do percurso. A decisão foi tomada após reunião entre representantes do governo estadual, Ministério Público Estadual e Polícia Rodoviária Federal.
Para compensar a ausência das caminhonetes, a organização do evento optará por trios elétricos para animar o trajeto da Cavalgada. A festa contará com a participação de cavaleiros, quadriciclos, jipes e pedestres. Detalhes adicionais sobre a programação serão divulgados em coletiva de imprensa pela Secretaria de Estado de Turismo e Empreendedorismo (Sete) na próxima semana.
O gestor da Sete, Marcelo Messias, afirmou que poucas alterações são esperadas em relação à edição anterior da Cavalgada, destacando o sucesso do evento no ano passado. A prioridade do governo é oferecer uma festa segura e agradável tanto para participantes quanto para espectadores.
A segurança será reforçada com policiamento ostensivo da Polícia Militar, 80 agentes de segurança privada e monitoramento por câmeras de videomonitoramento ao longo do percurso. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) também estará presente, com duas ambulâncias e duas motolâncias, garantindo atendimento médico rápido em caso de necessidade.
Atahualpa Ribera, diretor de Operações da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), destacou o trabalho integrado entre os órgãos de segurança para garantir um ambiente seguro para todos os participantes da Cavalgada. A 50ª edição da Expoacre, que ocorrerá de 26 de julho a 3 de agosto no Parque de Exposições Wildy Viana, promete uma vasta programação para o público acreano.
