RIO BRANCO
Falta de insulina em postos preocupa pacientes, Sesacre diz que problema será resolvido na próxima semana
A insulina, medicação importante no tratamento para pacientes com diabetes, está em falta nos postos de saúde do estado desde o fim do mês passado, a denúncia chegou a redação do Na Hora da Notícia por um grupo de portadores de diabetes.
Segundo um dos pacientes, que prefere não se identificar, quem é portador da doença pode até morrer por falta da medicação.
“Eu não entendo como que deixam faltar um medicamento desse, que tanta gente toma e precisa tomar todo dia porque se não tomar ela [diabetes] aumenta e a pessoa morre. A gente pergunta ao pessoal dos postos e eles dizem que não sabem o que está acontecendo. Não tem telefone para ligarmos e reclamarmos. Eles sabem, só não querem dizer o que está acontecendo”, disse.
Ainda segundo o grupo, há, aproximadamente, quatro meses a insulina de caneta, que é mais fácil de fazer a aplicação, está em falta e ficou sendo disponibilizado a insulina de frasco e, agora nem mais.
A equipe de reportagem procurou a Secretaria de Estado de Saúde para saber se há essa falta e recebeu a informação que o problema é com fornecedor, que deveria ter feito a entrega da medicação ainda em dezembro.
O órgão informou ainda que a previsão de chegada da medicação, tanto de frasco como de caneta, é para a próxima semana.