RIO BRANCO
Família acreana clama por transferência urgente de bebê com grave problema cardíaco para Hospital Especializado

Rio Branco, AC – A família do pequeno Calebe de Souza Moraes, de apenas quatro meses, faz um apelo desesperado por sua transferência urgente para um hospital especializado fora do estado do Acre. Internado na UTI pediátrica do Hospital da Criança, em Rio Branco, Calebe necessita de tratamento adequado para uma grave condição cardíaca que exige cirurgia de alta complexidade.
Segundo a mãe, Lévia do Vale de Souza, o bebê foi inicialmente diagnosticado com bronquiolite causada pelo vírus sincicial respiratório (VSR). No entanto, o quadro evoluiu para uma infecção bacteriana e, posteriormente, exames revelaram uma patologia cardíaca grave, com quatro alterações no coração.
Diante da urgência da situação, a família já solicitou o Tratamento Fora de Domicílio (TFD) com UTI aérea, mas a transferência ainda não foi autorizada. Em busca de apoio, Lévia recorreu às redes sociais para sensibilizar as autoridades públicas e a população. Em uma carta aberta, ela faz um apelo emocionado ao governador Gladson Cameli, a deputados estaduais, ao secretário de Saúde e aos vereadores do Acre.
“Imploramos, com urgência e sensibilidade, que as autoridades competentes olhem com carinho e prioridade para este caso. Calebe precisa ser transferido o quanto antes para um hospital especializado, onde possa receber o tratamento que salvará sua vida”, escreveu a mãe em sua carta.