RIO BRANCO
Família aguarda há três meses por avaliação de urgência com cirurgiã pediátrica
A família do pequeno Carlos Kalil Rocha Silva, de 6 anos, procurou a redação do Na Hora da Notícia, após ter encaminhamento de urgência para que a criança tenha uma avaliação com a única cirurgiã pediátrica do estado do Acre.
kalil tem um diagnóstico de hérnia umbilical e, segundo o médico Luiz Carlos Jares, que o atendeu na Unidade de Referência da Atenção Primária (Urap) de novo Augusto Hidalgo Lima a orientação é que o menino faça o mínino de esforço possível para não ocorrer as o que eles chamam de estrangulamento e encarceramento, que se não tratadas, evoluem para casos graves com risco de causar morte de um paciente.
A partir de então a família agendou o encaminhamento e segue ligando toda semana para saber se a previsão de atendimento, uma vez que a criança está sob investigação de autismo e não tem como controlar para deixá-lo de repouso.
De acordo com a avó, Maria Élia Nogueira Rocha, ela já não sabe mais a quem recorrer, pois liga no número que foi dado da ouvidoria e a resposta é sempre “tem que aguardar”.
A reportagem entrou em contato com a secretária municipal de saúde, Sheila Andrade, para saber como está a demanda para casos como onde Kalil, mas, até a publicação deste material, não obteve retorno.
A família pensa em acionar a Defensoria Pública do Estado para tentar agilizar o processo e que a criança seja avaliada com a especialista.