RIO BRANCO
Familiares de presos interditam ruas de Rio Branco e acusam Iapen de tortura
Na manhã desta segunda-feira, 11, familiares dos presos do Sistema Penitenciário Francisco D’ Oliveira Conde e Antônio Amaro Alves, ambos localizados em Rio Branco, decidiram bloquear as principais vias de acesso da capital acreana. Por volta das 11h, os parentes e amigos dos apenados se encaminharam para a Avenida Ceará, próximo ao Estádio José de Melo e realizaram um bloqueio, onde não passava nenhum tipo de veículo.
Na sequência, outro grupo de manifestantes andaram até a Ponte Coronel Sebastião Dantas, que liga os dois distritos da capital, e também bloquearam o acesso ao trânsito naquela região, deixando o trânsito lento e causando transtornos aos transeuntes.
Os protestantes, em sua maioria mulheres, jovens e crianças, permaneceram impedindo o tráfego de veículos nas ruas Marechal Deodoro e Epaminondas Jácome. Segundo um familiar de preso, os detentos estão sofrendo tortura, os itens levados aos apenados desaparecem antes de chegar aos destinatários, que passam a dividir até mesmo produtos de higiene.
A família não sabe o que estão fazendo com os produtos que são levados para aos presos, e estão em busca de respostas. O grupo informou que vão continuar fechandos as ruas, até um representante do governo procurá-los para uma possível conversa.