RIO BRANCO
Familiares denunciam que presos estão recebendo comida estraga; administração nega
Familiares dos presos do Complexo Penitenciário Francisco de Oliveira Conde entraram em contato com a redação do Na Hora da Notícia para denunciar que os apenados estariam sem receber água para higienização e a comida servida era estragada.
“O que está acontecendo lá dentro é que estão deixando eles sem água e a comida servida eles estão rejeitando, porque está estragada. Eles [presos] estão de greve lá dentro, apenas estão tomando café. Ninguém sabe o que está acontecendo com eles”, diz um familiar que prefere não se identificar.
Ainda segundo familiares, os médicos sabem que a maioria dos presos estariam doentes por causa da comida que está fazendo mal. “Queremos que isso mude, se não faremos manifestação lá na frente. Isso está deixando as famílias preocupadas, eles estão pagando pelos erros e não devem fazer isso. No cardápio diz uma coisa e eles servem outra”, denuncia.
Além disso, os familiares alegam que a água para que os apenados tomem banho é ligada somente no dia da visita.
A equipe entrou em contato com o policial penal Glauber Feitoza é o novo presidente do Iapen (Instituição de Administração Penitenciária) que informou se tratar de inverdades e que o único problema que teve foi em relação aos fornos elétricos, que assim não podiam ser servidos os pratos assados.
“Realmente, houve um problema, semana passada, a empresa já providenciou conserto e já retornou à normalidade. As outras denúncias são improcedentes se tem o abastecimento regular de água e não há nenhum relato dessa natureza”, diz o presidente, que reforça sobre as visitas semanais que o Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) faz ao presídio.