RIO BRANCO
Famílias que procuraram abrigo por conta própria não estão sendo recebidas
Desde a última quinta-feira, 22, por conta da subida repentina do Rio Acre, famílias, que moram nas proximidades do Igarapé Batista, começaram a ser retiradas de suas casas e levadas para serem abrigadas em escolas.
No entanto, o Na Hora da Notícia foi procurado por famílias que denunciam não terem sido recebidas por irem por conta própria.
“A água estava subindo rápido e resolvemos ir por conta própria, alugamos um carro, colocamos nossas coisas e fomos. Mas quando chegamos lá, mandaram a gente voltar”, disse a moradora do bairro da Paz, que prefere não se identificar.
O local que a mulher se refere é a escola Álvaro Vieira da Rocha, e ela afirma ainda que tinha espaço e que a equipe não a acolheu porque não quiz.
A reportagem entrou em contato com a Defesa Civil de Rio Branco, por meio do seu WhatsApp e questionou sobre a situação e se somente são acolhidas famílias levadas por equipes que trabalham na alagação. A resposta dada foi que as famílias não devem ir por conta própria.
“Não pode, porque todas as ocorrências são geradas pelo Corpo de Bombeiros e as pessoas que vão por conta própria é complicado, porque é preciso ter um controle. Todas as pessoas levadas aos abrigos precisam ir de forma organizada e responsável”.