RIO BRANCO – A chuva não abalou a devoção dos fiéis da Paróquia São Sebastião, que mobilizaram as ruas do bairro Aviário na tarde desta terça-feira (20) para celebrar o Dia do Santo Padroeiro da comunidade. Munidos de guarda-chuvas e com segurança garantida pelo Corpo de Bombeiros, centenas de participantes seguiram o percurso religioso, encerrando uma semana de festividades que começou no dia 11 com quermesse e novenas.
O bispo da Diocese de Rio Branco, Dom Joaquín Pertíñez Fernández, destacou que a devoção a São Sebastião vai além das adversidades climáticas e remonta aos primórdios do Acre. “Nossa gente está presente mesmo com a chuva – talvez tenha afastado alguns, mas o sentimento permanece forte. São Sebastião é um dos santos mais venerados no estado, especialmente desde a chegada dos nordestinos, que se identificaram com sua história, sofrimento e coragem ao enfrentar o império romano”, explicou o religioso. Ele ressaltou que, caso o tempo não desse trégua, a celebração se concentraría na Eucaristia, mas que a festa é de extrema importância para a comunidade católica.
A jovem Tayla Maria, 14 anos, integrante da Paróquia São Pelegrino, faz parte do grupo de fiéis que não se deixam abalar pelas intempéries. “A gente vem sempre, mesmo quando chove, para receber a bênção. Não estou aqui por promessa, e sim por devoção”, contou a adolescente, que já participa das celebrações há anos.
À noite, a partir das 18h, a festividade seguiu com a tradicional festa social, reunindo moradores do bairro e fiéis em geral. O programa incluiu venda de comidas típicas, apresentações musicais e bingos, com encerramento previsto para as 20h com o show de prêmios. Além de Rio Branco, a devoção a São Sebastião também marca datas importantes em outras cidades do estado, como Xapuri, onde a festa também reúne multidões todos os anos.









