RIO BRANCO – O Centro de Rio Branco registrou movimento reduzido e queda expressiva nas vendas nesta sexta-feira (23), em decorrência do feriado prolongado que celebrou o Dia do Católico e o Dia do Evangélico. Com estabelecimentos fechados e pouca circulação de pessoas pelo entorno do Terminal Urbano, vendedores ambulantes foram os mais impactados pela baixa rotatividade de público.
Inair, que comercializa temperos e artigos diversos em uma banca improvisada no local, contou que o dia foi praticamente sem movimentação financeira. “Está muito ruim, tudo parado de verdade”, afirmou ela, ressaltando que a situação é recorrente em datas comemorativas. “Sempre que tem feriado, a nossa venda cai uns 90%”, destacou.
Apesar da queda no fluxo de clientes, a ambulante conhecida como Dadá, que trabalha com gel medicinal, manteve a confiança. “Nos dias normais, eu vou bem, graças a Deus. Mas feriado é assim mesmo – a gente sabe que vai cair um pouco, mas logo vai melhorar”, comentou.
Com mais de duas décadas de atuação como ambulante no Centro, José da Costa Braga também lamentou o cenário quieto. “Está daquele jeito mesmo, tudo parado”, disse ele, explicando que a baixa movimentação se deve às preferências dos moradores em datas especiais. “Quando chega feriado, as pessoas procuram mais as colônias ou preferem ficar em casa, na sua residência”, analisou.
José destacou ainda os desafios enfrentados por quem vive exclusivamente da atividade informal. “Nós que não temos emprego fixo, estamos aqui todos os dias lutando e pelejando para conseguir cada alimento para levar para a nossa casa”, completou o vendedor, que atua no local há 20 anos.
A expectativa dos trabalhadores é que o movimento volte ao normal na semana que vem, com o retorno das atividades presenciais e o fim do período de festas religiosas.









