RIO BRANCO
Formatura do Proerd em Rio Branco celebra crianças que aprendem a resistir a drogas e violência

RIO BRANCO (AC) — Na manhã desta sexta-feira (12), a Comunidade Batista Vida recebeu a formatura de uma nova turma do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), promovido pela Polícia Militar do Acre (PMAC). Crianças, famílias, educadores e policiais se reuniram para celebrar a conclusão de mais uma etapa de aprendizado que visa orientar jovens a tomar decisões seguras.
Criado no estado em 1999, o programa — que integra a rotina escolar há mais de duas décadas — tem como propósito fortalecer valores e estimular autonomia, com discussões sobre convivência, prevenção à violência e estratégias contra a influência das drogas. Desde 2025, além de atender alunos do 5º e 7º anos, também expandiu sua ação para escolas de ensino médio, tendo alcançado mais de 200 mil estudantes até 2024.
Entre os formandos, a aluna Manoele Vitória, de 10 anos, compartilhou o impacto do curso no seu dia a dia: “Essas atividades me deixaram tranquila e feliz. Aprendi coisas muito importantes, como tomar boas decisões quando estiver diante de escolhas difíceis, aquelas que podem mudar o rumo da minha vida”.
O subcomandante-geral da PMAC, coronel Kleison Albuquerque, destacou o papel da confiança comunitária no sucesso do projeto: “Cada turma formada representa uma semente plantada por muitos policiais. Nosso compromisso é seguir oferecendo o melhor para essas crianças e para toda a sociedade”.
A cerimônia incluiu a apresentação das melhores redações produzidas durante o curso e a entrega de medalhas de honra aos estudantes que se destacaram. O mascote Daren, o leão símbolo do Proerd, também esteve presente, arrancando sorrisos e fotos para encerrar a celebração em clima festivo.











