Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

RIO BRANCO

Funai inicia demarcação da Terra Indígena Kuntanawa

Publicado em

A Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) deu início ao processo de demarcação da Terra Indígena Kuntanawa, localizada no município de Marechal Thaumaturgo, no Rio Tejo, Acre. Um Grupo Técnico foi formado em 9 de abril para realizar os estudos necessários à delimitação da área, com prazo de entrega do Plano de Estudos previsto para 9 de junho.

Esta iniciativa representa um passo crucial para o povo Kuntanawa, que ocupa a região há gerações, e que até hoje enfrenta dificuldades em acessar políticas públicas de educação, segurança alimentar e saneamento básico. A liderança Haru Kuntanawa destaca que a única assistência recebida é através da SESAI (Secretaria Especial de Saúde Indígena), em relação à atenção básica de saúde.

A demarcação da terra é vista como fundamental para garantir os direitos do povo Kuntanawa, promovendo inclusão social e o acesso a oportunidades que lhes foram negadas. Haru estima que a população Kuntanawa ultrapassa 800 pessoas, considerando aqueles que residem na região da TI e também em comunidades e cidades vizinhas. Ele reconhece o direito individual de cada pessoa se identificar ou não como indígena.

Continua depois da publicidade

A Terra Indígena Kuntanawa está inserida na Reserva Extrativista do Alto Juruá. A liderança indígena enfatiza o compromisso do povo Kuntanawa em manter uma relação harmoniosa com a população local, buscando justiça e inclusão para todos. Os próximos meses serão dedicados ao trabalho de delimitação, com o objetivo de garantir não apenas a preservação da cultura e das tradições Kuntanawa, mas também o desenvolvimento sustentável da região, beneficiando tanto os indígenas quanto os ribeirinhos extrativistas. A associação do povo Kuntanawa pretende estabelecer parcerias que promovam o bem-estar de toda a comunidade.

Propaganda
Advertisement
plugins premium WordPress