RIO BRANCO
“Gladson veio aqui e disse que se ganhasse a gente podia construir”, disse moradora despejada de Terra Prometida
Centenas de famílias foram retiradas de suas casas em terrenos localizados nos bairros Defesa Civil e Irineu Serra, na parte alta de Rio Branco (AC), na manhã desta terça-feira, 15.
“O pessoal não queria deixar eles [a polícia] entrarem com os tratores para derrubarem as casas e eles saíram batendo, jogando spray de pimenta em idosos e crianças”, disse uma moradora, que está no local desde 2021.
Ainda segundo a mulher, que prefere não se identificar, na campanha eleitoral de 2022, Galdson visitou o local e disse as pessoas que se conseguisse se reeleger eles poderiam construir.
“O Gladson não é homem, entendeu? Porque ele veio aqui na eleição e disse que se ganhasse era pro povo construir as casa. Aí ele ganhou e as construções começaram, tanto que tam casa grande de alvenaria e, agora, os tratores estão aqui derrubando tudo e a gente não vai poder levar nem as madeiras”, disse.
O governo informou que estará prestando assistência social às famulias que ocupam de forma irregular os terrenisbque pertencem ao Estado, e disponibilizou apoio logístico para o transporte das pessoas, assim como dos bens para o novo lugar de moradia. Além disso, segundo o governo, o benefício do aluguel social também está sendo oferecido no local por uma equipe composta por dez assistentes sociais e um psicólogo. E que, até o momento, cinco famílias aceitaram a proposta do governo.
Outra proposta que foi ofertada pelo governo aos moradores foi deixar a disposição o Parque de Exposições Wildy Viana, no Segundo Distrito, para receber as famílias.
No entanto, não é o que estão dizendo as pessoas que foram despejadas.
“Não tem oferta nenhuma, não tivemos nem direito a tirar nossas coisas”, disse outra moradora, que também não quis se identificar.