RIO BRANCO
Governo age rápido: Intervenção emergencial na Passarela Joaquim Macedo começa na quarta
Após a identificação de danos no solo na região do Novo Mercado Velho, em Rio Branco, o governo do Acre confirmou a intervenção emergencial na passarela Joaquim Macedo. A medida, que visa garantir a segurança da estrutura, foi anunciada após uma vistoria técnica realizada pelo Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura Hidroviária e Aeroportuária (Deracre) neste sábado, 16 de novembro.
A intervenção, classificada como emergencial, atende ao Decreto nº 11.524, de 29 de julho de 2024, que declarou situação de emergência em Rio Branco devido aos danos causados pela erosão fluvial. As obras de recuperação estrutural da passarela têm início previsto para a próxima quarta-feira, dia 20 de novembro.
A presidente do Deracre, Sula Ximenes, afirmou que a equipe está trabalhando com urgência para iniciar os serviços e garantir a segurança da estrutura. “Sabemos da preocupação de todos com a segurança da passarela. Todo o Acre está unido para garantir que a recuperação aconteça o mais rápido possível”, disse.
A primeira fase da intervenção inclui a montagem do canteiro de obras e o monitoramento do solo. Em seguida, serão instaladas estruturas de contenção, como cortinas atirantadas e estacas-prancha metálicas. O reforço da passarela será feito com estacas circulares, e 18 estacas serão cravadas no pilar danificado, visando proporcionar maior estabilidade à estrutura.
O governo do Acre investiu R$ 18 milhões em recursos próprios para a execução das obras, que têm caráter estrutural e visam corrigir fissuras e reforçar pontos críticos de sustentação da passarela. A intervenção emergencial garante a segurança da passarela Joaquim Macedo e demonstra o compromisso do governo do Acre com a segurança da população.