RIO BRANCO
Governo do Acre garante que não teve feminicídios no mês de setembro no Estado
O Governo do Acre anunciou que não foram registrados novos casos de feminicídio no estado, no mês de setembro de 2023. A divulgação foi publicada no último final de semana com base no Departamento de Inteligência da Polícia do Civil do Acre (PC-AC). Essa informação traz um vislumbre de esperança em meio a um cenário preocupante, em que a violência contra as mulheres tem sido uma triste realidade.
O bom resultado é por causa das ações do governo para lutar contra a violência contra as mulheres, feitas pela Secretaria de Estado da Mulher.
Entre janeiro e agosto deste ano, aconteceram sete casos de feminicídio no Acre. Em abril ocorreram dois casos, em maio aconteceu um, em junho também houve um, em julho ocorreram dois e em agosto tivemos um caso. De acordo com os dados, houve uma redução nos crimes deste tipo em setembro. Em 2020, foram dois crimes, em 2021 também foram dois, e em 2022 foi registrado apenas um.
Márdhia El-Shawwa, Secretária de Estado da Mulher, destacou que é muito importante ter políticas públicas para que o Acre tenha bons resultados. Não ter registrado nenhum feminicídio em setembro é algo muito bom e mostra que as coisas estão sendo feitas do jeito certo. “A criação novamente da Secretaria de Estado da Mulher é muito importante para isso e o comprometimento ajuda a continuar a fortalecer as ações contra a violência de mulheres”, frisou a secretaria.