Pesquisar
Close this search box.
RIO BRANCO
Pesquisar
Close this search box.

RIO BRANCO

Grande periodo de chuvas no carnaval pode fazer Rio Acre transbordar, aponta meteorologia

Publicado em

Ocorreu na manhã desta quinta-feira, 16, no Centro de Convenções da Universidade Federal do Acre – UFAC, uma reunião técnica de preparação, prevenção e resposta ao período de cheia no Estado do Acre, organizado pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e das Políticas Indígenas (Semapi). Na ocasião, o coordenador da Defesa Civil em Rio Branco, tenente-coronel Cláudio Falcão, foi bastante enfático ao garantir que a previsão de cheia do Rio Acre é real e com possibilidade de decretos de emergência em alguns municípios acreanos.

Falcão disse ainda que em vários municípios no estado, apontam que o manancial já atingiu a cota de alerta. “Temos cidades com cota de alerta como Feijó, Tarauacá. Em Rio Branco estamos a pouco mais de 2 metros da cota de alerta”, comentou.

O militar alertou que a capital acreana poderá chegar na cota de alerta já no período de carnaval. “Todas as estatísticas mostram esse cenário. Até o dia 10 de março há uma possibilidade de transbordamento”, declarou.

Continua depois da publicidade

Já o coordenador da Defesa Civil do Estado do Acre, coronel Carlos Batista, adiantou que os próximos três meses serão de chuvas intensas nos 22 municípios acreanos.

Batista destacou que o objetivo do encontro será de analisar os dados de meteorologia para a execução do plano de contingência em caso de inundações. “Existe uma previsão de chuvas para o oeste do Estado. As previsões que temos é que as chuvas será dentro da média, claro, algumas mais volumosas e outras mais pontuais”, adiantou.

O meteorologista Luiz Alves também reforçou o período de chuvas intensas para os próximos 3 meses e ainda avisou que as cinco noites de carnaval poderão ser com chuvas. “Muito provavelmente”, finalizou.

Representando o governo, a gestora em exercício da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e das Políticas Indígenas (Semapi), Renata Souza, reforçou que o encontro é de suma importância para a elaboração de um plano de contingência eficaz. “Essa reunião é um diagnóstico do que podemos ter ou não para os próximos dias. Teremos três palestras”, ressaltou.

Propaganda
Advertisement
plugins premium WordPress