Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
RIO BRANCO
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

RIO BRANCO

Igreja Católica em Rio Branco celebra fim de ano com Missa de Ação de Graças e mensagem de paz para 2026

Publicado em

Foto: Sérgio Vale

RIO BRANCO (AC) – Na noite desta quarta-feira (31), a Catedral Nossa Senhora de Nazaré sediou a tradicional Missa de Ação de Graças do fim do ano, reunindo fiéis de diversas comunidades para agradecer pelas graças de 2025 e acolher 2026 com esperança. A celebração também marcou o início das atividades litúrgicas do Dia Mundial da Paz, celebrado em 1º de janeiro na solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus.

Presidida pelo bispo da Diocese de Rio Branco, Dom Joaquim, a missa teve como ponto central a reflexão sobre o sentido espiritual do momento de transição. “É uma missa de ação de graças por tudo o que recebemos gratuitamente de Deus e, ao mesmo tempo, um pedido para que 2026 seja, se possível, um ano melhor”, afirmou o bispo durante a homilia.

Continua depois da publicidade

Ele também ressaltou a mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial da Paz, que propõe a paz como algo “desarmada e desarmante”, oriunda da humildade e da fraternidade, em oposição à violência e ao egoísmo. “A construção da paz começa com a mudança interior. Primeiro precisamos nos desarmar de tantas atitudes que geram conflitos, sofrimentos e dores. Assim, ajudamos a desarmar também o mundo, que tanto precisa de paz”, pontuou Dom Joaquim.

Ao encerrar sua fala, o bispo deixou um chamado à união e ao compromisso cristão: “Como católicos, devemos trabalhar unidos pela paz, pela justiça e pela fraternidade universal. Que o nosso Acre, nossa cidade e nosso povo possam viver com mais igualdade e dignidade”.

Continua depois da publicidade

A participação dos jovens marcou a missa, com relatos de esperança e fé para o novo ano. A jovem Maria Clara, de 13 anos, destacou a importância do momento: “É uma missa muito importante, porque marca a virada do ano. Tenho certeza de que será uma linda celebração. Espero que 2026 venha com coisas boas, com mais sucesso e alegria”.

Gustavo Moreira Dias, integrante da juventude católica, complementou: “É agradecer por tudo o que vivemos em 2025 e renovar a esperança de que 2026 seja um ano melhor para todos. Que possamos continuar alcançando as graças de Deus”.

O padre Manoel Costa Tamanho deixou uma mensagem especial aos católicos, definindo o novo ciclo como uma oportunidade única. “Às portas de um novo ano, elevamos nossos corações ao Senhor e recebemos este tempo como um ‘Kairós’, um tempo favorável para a salvação”, declarou.

Continua depois da publicidade

Ele convidou os fiéis a iniciarem 2026 revestidos do “homem novo”, deixando para trás egoísmo e divisões, e assumindo o papel de “sal da terra e luz do mundo”. Inspirado na Sagrada Escritura, o sacerdote concluiu com uma bênção: “Que o Senhor te abençoe e te guarde. Que Ele volte para ti o seu olhar e te dê a paz”.

Continua depois da publicidade
Propaganda
Advertisement