RIO BRANCO
Insatisfação com a segurança em Rio Branco: mais da metade da população expressa preocupação
A insatisfação com a segurança em Rio Branco é evidente, de acordo com uma pesquisa recente do Ministério Público do Estado do Acre. Dos entrevistados, mais da metade da população está insatisfeita com a atuação dos órgãos de segurança pública na cidade.
Dos 385 entrevistados, 53,6% eram mulheres e 46,6% eram homens. O levantamento foi realizado com um nível de confiança de 95% e margem de erro de 5%.
Os dados revelam que 31,7% das pessoas estão totalmente insatisfeitas com a segurança em Rio Branco, enquanto 20,3% estão insatisfeitas. Somando esses valores, temos um total de 52% de pessoas insatisfeitas com a segurança. Aqueles que se consideram neutros representam 27,3% da amostra. Apenas 8,1% estão satisfeitos e 12,6% estão totalmente satisfeitos. Considerando os satisfeitos e totalmente satisfeitos, podemos dizer que 20,7% das pessoas estão satisfeitas com a segurança pública na cidade.
Outro dado interessante da pesquisa é que, contrariando a crença popular, quem possui uma renda menor tem maior probabilidade de ser vítima de roubo ou furto. Embora aqueles com renda mais alta possam ser alvos mais atrativos economicamente, eles também têm meios financeiros para se proteger. Portanto, quanto menor a renda das pessoas, maiores são as chances de serem vítimas desses crimes.
Dos entrevistados que relataram ter sofrido algum tipo de crime, 19,6% tinham renda familiar menor que um salário mínimo e 46,1% tinham renda familiar entre um e dois salários mínimos. Se considerarmos a faixa de renda entre meio salário e dois salários mínimos, a porcentagem de vítimas aumenta para 65,7%.
Esses dados evidenciam a necessidade de medidas efetivas para melhorar a segurança em Rio Branco e proteger todos os cidadãos, independentemente de sua renda.