O Serviço de Água e Esgoto (Saerb) assinou na manhã desta quarta-feira (22) a ordem de serviço para a construção de um novo desarenador na Estação de Tratamento de Água II (ETA II), na região da Sobral. O investimento é de R$ 6,67 milhões, recursos federais destinados a melhorar o tratamento e a capacidade da estação.
A estrutura, que terá capacidade de processar 1 mil litros de água por segundo, visa justamente resolver o problema da alta turbidez do Rio Acre no período chuvoso. Segundo o presidente Enoque Pereira, a obra vai permitir retirar até 80% das impurezas de forma natural, reduzir o uso de produtos químicos e gerar uma economia anual de cerca de R$ 2 milhões. A previsão é que tudo fique pronto antes do próximo inverno.
A assinatura da obra acontece em um momento de tensão. Moradores da Baixada Sobral denunciam que os descartes da própria ETA II estariam causando alagamentos constantes nas ruas do bairro. “Nós temos filmagens e provas que mostram a água sendo lançada no igarapé. É poluição e causa prejuízo para todos”, afirmou o morador Rafael Barbosa.
A versão da autarquia, porém, é totalmente contrária. Enoque Pereira garantiu que o problema foi resolvido ainda em 2023/2024, quando foi feito um desvio que direciona todo o resíduo de volta para o Rio Acre, e não mais para o bairro.
“Hoje, nem se quisesse daria para jogar água lá para baixo. A tubulação foi alterada e o fluxo é outro”, disse o gerente Henrique Amaral. Para acabar de vez com a desconfiança, o Saerb anunciou que vai instalar câmeras de monitoramento em tempo real no local, para que a população possa acompanhar que não há mais descargas irregulares.








