RIO BRANCO
Irregularidades e falta de médicos no Hospital da Criança do Acre expõem falhas na gestão pública

O Sindicato dos Médicos do Acre (Sindmed-AC) denunciou graves irregularidades no Hospital da Criança após vistoria realizada na noite de quarta-feira (9). A falta de médico no setor semi-intensivo é apenas uma das falhas encontradas, que incluem a precariedade da estrutura física, com apenas um banheiro para mais de 50 leitos, falta de exaustão de ar e forte odor de esgoto. A vistoria também constatou o acondicionamento irregular de equipamentos de diálise em local sem ventilação e privacidade, comprometendo a segurança dos pacientes. O Sindmed-AC critica a gestão do hospital por não utilizar alas mais adequadas do Into, e destaca que a falta de assistência médica para crianças é uma questão recorrente. O sindicato enviará um documento à Sesacre recomendando a resolução dos problemas e avalia a possibilidade de ações judiciais contra a gestão.
Saiba Mais; MPAC investiga denúncia de falta de médicos no Hospital da Criança do Acre
NOTA PÚBLICA
Em resposta à denúncia do Sindicato dos Médicos do Acre (Sindmed), a direção da Maternidade Bárbara Heliodora e do Hospital da Criança esclarece que tem adotado todas as medidas necessárias para garantir o atendimento adequado às crianças em suas dependências. Esclarecemos ainda que todos os pacientes internados continuam recebendo o atendimento regular, sem qualquer comprometimento no tratamento.
Adicionalmente, destacamos que o hospital está em processo de readequação de suas instalações, com o objetivo de proporcionar um ambiente de trabalho mais eficiente para os profissionais e melhorar ainda mais a experiência dos pacientes, seguindo o compromisso do governo do Estado em cuidar das pessoas.
Elisabeth Rodrigues de Souza
Gerente Geral do Sistema Assistencial à Saúde da Mulher e da Criança (SASMC
