RIO BRANCO
Maior terremoto da história do Brasil é registrado no interior do Acre
Tarauacá, uma cidade localizada no estado do Acre, viveu um momento histórico neste sábado, 20, ao ser atingida pelo maior terremoto já registrado no Brasil. O monitor de terremotos Apollo 11, com base em informações do Instituto de Pesquisas Geológicas dos EUA – USGS, registrou um forte abalo sísmico às 18h31, com uma magnitude de 6,6 na escala Richter.
Esse é o maior terremoto registrado no Brasil nos anos 2000 e igualou a intensidade do maior tremor já registrado no país que ocorreu em 1955, no estado de Mato Grosso, também com magnitude de 6,6. O epicentro do terremoto em Tarauacá foi localizado a uma profundidade de 614 quilômetros, o que favoreceu a dissipação da energia antes de chegar à superfície, fazendo com que não fosse percebido pela população.
Vale ressaltar que em 7 de junho de 2021, Tarauacá já havia registrado o segundo maior terremoto da história brasileira, com uma magnitude de 6,5 na escala Richter. Desde 1979, foram registrados 157 tremores em um raio de 700 quilômetros ao redor do epicentro onde ocorreu o deslocamento de placas registrado hoje.
De acordo com a Rede Sismográfica Brasileira, a região de fronteira entre o Brasil e o Peru é propensa a eventos sísmicos devido à subducção da Placa de Nazca sob a Placa Sul-Americana. Esses terremotos tendem a ser profundos devido à natureza do movimento das placas. A força do terremoto em Tarauacá pode ter sido atenuada pela sua grande profundidade abaixo da superfície.
“É importante destacar que em junho de 2022, Tarauacá também registrou um terremoto de magnitude 6,5, localizado a uma profundidade de 621 quilômetros. Esses dois eventos sísmicos são os maiores já registrados no Brasil. No entanto, apesar de terem ocorrido em solo brasileiro, eles possuem características típicas da região andina, devido à proximidade com a fronteira com o Peru”, explica a Rede Sismográfica.