RIO BRANCO
Mais de 500 mulheres no Acre deixam de buscar resultados de mamografia, preocupando autoridades de saúde

A negligência de mais de 500 mulheres em buscar os resultados de suas mamografias no Centro de Controle Oncológico do Acre (Cecon) acendeu um sinal de alerta para as autoridades de saúde do estado. Este dado, divulgado recentemente, destaca a importância crucial da conclusão do processo de diagnóstico, que vai além da realização do exame. A prevenção e o tratamento precoce do câncer de mama dependem diretamente da busca ativa por esses resultados.
O alerta emitido pela Sesacre (Secretaria de Estado de Saúde do Acre) enfatiza a necessidade de conscientização contínua, quebrando a ideia de que os cuidados com a saúde da mulher se restringem apenas ao Outubro Rosa. A responsável pelo setor de mamografia do Cecon, Lucilene Oliveira, reforça a importância da busca pelo resultado e do acompanhamento médico, independente do resultado. A mensagem é clara: o cuidado com a saúde feminina é um processo contínuo, e não um evento isolado.
A facilidade de acesso ao Cecon, localizado na Travessa do Hemoacre, bairro Bosque, em Rio Branco, e aberto de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, não justifica a alta taxa de mulheres que não buscam seus resultados. A Sesacre ressalta que o exame de mamografia é fundamental no combate ao câncer de mama, mas sua eficácia depende totalmente da conclusão do protocolo, incluindo a análise do resultado e o acompanhamento médico subsequente.
Este problema destaca uma falha crucial no processo de prevenção e tratamento do câncer de mama no Acre. Além da conscientização da população, é necessário investigar as possíveis razões pelas quais tantas mulheres não buscam seus resultados. Possibilidades incluem barreiras de acesso, como transporte ou dificuldades financeiras, além da falta de informação ou mesmo medo do diagnóstico. Soluções devem incluir estratégias de comunicação mais eficazes, programas de apoio às mulheres em situação de vulnerabilidade e reforço da rede de atenção básica à saúde. A saúde da mulher não pode ser negligenciada. A conscientização e a busca ativa por resultados de exames são passos essenciais para a prevenção e tratamento eficazes do câncer de mama. A vida de cada mulher importa.
