RIO BRANCO
Médico rio-branquense é aprovado em residência no Imip e deve se tornar primeiro acreano especialista em cirurgia pediátrica
O médico rio-branquense Pablo Ruan de Macedo Monteiro, 31 anos, foi aprovado em primeiro lugar para fazer residência em cirurgia pediátrica no Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (IMIP), em Recife (PE). Com o feito, o profissional se torna o primeiro acreano a ter especialização na área.
No estado, existe profissional na área, mas nenhum é de nascido no estado. Pablo é filho de servidora pública, cursou medicina na Universidade Federal do Acre (UFAC), e, atualmente, é cirurgião geral e professor.
Ao Na Hora da Notícia, o médico disse que estar feliz com o novo passo, pois cirurgia pediátrica já era um sonho antigo.
“Estou muito feliz com esse novo passo. A cirurgia pediátrica já é um sonho antigo, antes mesmo de entrar na cirurgia geral. Sempre tive um apreço pelas crianças e saber que em um futuro breve vou poder ajudar as crianças acreanas me deixa muito contente”, diz.
Ele destaca ainda sua colocação foi um surpresa, já que a prova do IMIP é considerada uma das mais difíceis.
“Passar no IMIP em 1º lugar, foi uma grata surpresa. A prova lá é bem difícil e o serviço hospitalar é uma referência em cirurgia pediátrica”.
O curso tem duração de três anos e, ao concluir, Pablo pretende voltar e oferecer seus atendimentos na área para os pacientes do Acre.
“Hoje, eu pretendo voltar. Com certeza outras portas vão abrir, mas tenho muita vontade de oferecer meu atendimento como cirurgião pediátrico no meu estado”, finalizou.