RIO BRANCO (AC), 07 de fevereiro de 2026 – Um exemplar do tamanduí (Cyclopes didactylus), espécie considerada o menor tamanduá do mundo, foi resgatado na manhã de quinta-feira (6) por equipe do 3º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar do Acre (CBMAC). O animal silvestre foi encaminhado ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), sob responsabilidade do Ibama, para receber assistência veterinária e preparo para o retorno ao meio ambiente.
A guarnição de salvamento do 3º Batalhão de Engenharia de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais (BEPCIF), composta pelo comandante soldado Pontes e pelos soldados Braga e J. Barrozo, atendeu à ocorrência e procedeu ao resgate do animal. Após o atendimento inicial, o tamanduí foi transferido para a unidade do Cetas, onde passará por avaliação completa e reabilitação, caso necessário.
Caracterizado por pesar entre 250 e 400 gramas e medir cerca de 30 a 40 centímetros, o tamanduí é nativo da Amazônia e da América Central. De hábitos noturnos e estritamente arborícola, utiliza sua cauda preênsil para se locomover entre as copas das árvores. A alimentação da espécie é baseada principalmente em formigas, com capacidade de consumir milhares de insetos por dia graças à sua língua pegajosa.
“Ficamos honrados de resgatar tal animal e levá-lo ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas/Ibama) para os devidos cuidados necessários e reinserção em seu habitat natural”, destacou a equipe de bombeiros responsável pelo resgate. A expectativa das autoridades é que, após concluir o processo de recuperação, o tamanduí possa voltar a viver em seu ambiente natural.










