RIO BRANCO
Mesmo com estabilidade do Rio nas últimas horas, Defesa Civil diz que previsões não são animadoras
O Rio Acre amanheceu na marca de 11,22 metros, às 6h desta segunda-feira, 8, contudo o manancial subiu 58 centímetros e, às 15h, já alcançava a marca de 11,80 metros.
Após atingir a cota de atenção, que é acima de 10 metros, a Defesa Civil de Rio Branco (AC) passou a emitir boletins a cada 3 horas. E às 18h, as águas se mantinham na marca de 11, 80.
Contudo, ao Na Hora da Notícia, o coordenador da Defesa Civil da capital, o tenente-coronel Cláudio Falcão, disse que as previsões não são animadoras e que as vazantes em Brasiléia e Xapuri chegarão em Rio Branco.
“Nós registramos uma vazante, hoje, lá em Brasileira e Xapuri e claro que essa água, se tá vazando lá, vai passar por aqui. Então pode aumentar mais um nível. E, além disso, há previsões de chuvas para Rio Branco e para Capixaba e Xapuri praticamente todos os dias dessa semana, então não vai ter muita trégua”, diz.
Sobre as ações que já estão sendo executadas, Falcão destaca que já está sendo intensificado o monitoramento de 10 bairros e 600 famílias já estão sendo monitoradas.
O coordenador destaca, inclusive, que já se começa a pensar na construção de abrigos e treinamentos
“E as providências de início de construção de abrigos e oficinas com o Corpo de Bombeiros.
“Vamos fazer uma oficina no Corpo de Bombeiros para juntar os operacionais de Defesa Civil e Corpo de Bombeiros para as ações operacionais. Fora isso, a parte de preparação para esse momento agora, para caso haja vítimas”, finaliza.