Pesquisar
Close this search box.
RIO BRANCO
Pesquisar
Close this search box.

RIO BRANCO

Minimap Trinacional alerta que Acre pode ter ondas de calor e incêndios florestais

Publicado em

O miniMAP trinacional de Gestão de Risco e Defesa Civil fez um alerta e chama a atenção para as previsões de clima emitidas pelo International Research Institute for Climate and Society – IRI – e pelo Centro Europeu de Previsões Meteorológicas de Médio Prazo – ECMWF – para a região Madre de Dios, Peru – Acre, Brasil – Pando, Bolívia (MAP).

Segundo as previsões apontam as chuvas estarão abaixo do normal e temperaturas acima do normal para os próximos três a cinco meses nas regiões citadas. De acordo com o alerta, se o clima regional seguir estas previsões, podem ocorrer problemas agudos de abastecimento de água, de ondas de calor e de queimadas acidentais em áreas agrícolas e incêndios florestais.

Em se falando dos incêndios florestais, resultariam em altos níveis de fumaça que têm implicações sérias para saúde humana e ambiental. Diante da ameaça, o miniMAP faz as seguintes recomendações de ações a serem tomadas pelas sociedades regionais:

Continua depois da publicidade

1) Preparar e implementar planos de contingência para abastecimento de água para comunidades humanas e atividades agropecuárias, levando em conta a importância de manter ecossistemas aquáticos.

2) Preparar e implementar planos de contingência para identificar e controlar queimadas acidentais e provocadas e para apagar rapidamente incêndios iniciantes em florestas antes de sua propagação.

3) Preparar e implementar planos de contingência para reduzir os impactos de ondas de calor em populações vulneráveis como idosas e de crianças e nas atividades agropecuárias.

4) Que as sociedades e instituições públicas monitorem a qualidade do ar através de dados de redes locais e de satélites para implementar medidas de redução do impacto de fumaça na saúde humana e ambiental.

O Estado do Acre está sob situação de emergência ambiental decretada pelo governo entre os meses de julho a dezembro de 2023. A medida é preventiva e em razão da alta probabilidade de ocorrência de incêndios florestais, diante dos baixos índices de chuvas que são comuns neste período do ano.

Propaganda
Advertisement
plugins premium WordPress