RIO BRANCO
Ministério da Saúde envia medicamentos para as vítimas de enchentes no Acre
Após as intensas enchentes que atingem o Acre nesta semana, o Governo Lula, por meio Ministério da Saúde, enviou kits com 32 medicamentos diferentes, além de destinar uma equipes de apoio para prestar assistência às vítimas.
Os insumos e os técnicos do MS devem chegar em Rio Branco ainda nesta quinta-feira (30). Os medicamentos irão conseguir beneficiar até 500 pessoas durante 3 meses.
Para atender a situação, o Ministério da Saúde destinou equipes da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA), com visita de técnicos do Programa Nacional de Vigilância em Saúde dos riscos associado aos Desastres (Vigidesastres) e do Diretor do Departamento de Emergências em Saúde Pública, Marcio Henrique de Oliveira Garcia.
Os kits disponibilizados pelo governo federal têm ataduras, esparadrapos, luvas, máscaras e seringas, além de hipoclorito de sódio (solução 2,5%), que pode ser usado para tratamento de água potável, além de medicamentos da Atenção Básica, antibióticos e antiinflamatórios que podem ser utilizados nas situações secundárias acarretadas pelo alagamento, como doenças respiratórias ou doenças transmitidas por vetores.
Além dos kits, o Governo Federal, em visita dos ministros da Integração, Waldez Góes e Marina Silva, do Meio Ambiente, às áreas atingidas, havia anunciado o valor de R$ 1,4 milhões para ajuda humanitária emergencial, para compra de cestas básicas, colchões e materiais de limpeza.