Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
RIO BRANCO
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

RIO BRANCO

Monitoramento do Rio Acre em foco: SGB garante funcionamento de ontos de medição

Publicado em

Foto: Ilustrativa

O Serviço Geológico do Brasil (SGB) está realizando a manutenção dos pontos de monitoramento do nível do rio Acre, garantindo a precisão dos dados para a gestão de recursos hídricos e a segurança da população.

Desde 17 de fevereiro, uma equipe do SGB percorre os municípios da bacia do rio Acre, realizando manutenções nas plataformas de coleta de dados. Nesta segunda-feira de Carnaval, a equipe concluiu a manutenção da plataforma localizada junto à ponte Juscelino Kubitschek em Rio Branco.

Continua depois da publicidade

O trabalho do SGB permite que qualquer pessoa acompanhe as oscilações do rio Acre através do aplicativo Hidroweb (Android e iOS), do site da Agência Nacional de Águas (ANA) ou do site do Serviço Geológico do Brasil.

“É fundamental acompanhar o nível das águas em Assis Brasil para prever a subida do rio Acre”, destaca Wladimir Gomes, responsável técnico pela manutenção dos pontos de monitoramento.

Continua depois da publicidade

O Acre, integrado à Rede Hidrometeorológica Nacional (RHN) há 20 anos, conta com 22 municípios monitorados por réguas e um radar instalado na ponte metálica, que envia dados para uma central na Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Nesta segunda-feira, o nível do rio Acre, às 05h19, era de 10,96m, bem abaixo das cotas de alerta (13,5m) e de transbordamento (14m).

A manutenção dos pontos de monitoramento do SGB garante informações precisas e atualizadas sobre o nível do rio Acre, auxiliando na gestão de recursos hídricos, mitigação de riscos e segurança da população.

Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Propaganda
Advertisement