RIO BRANCO
Moradores da Baixada denunciam que Energisa está colocando poste de madeira ao invés de concreto
Os moradores da rua ETA 2, Beco do vasco, Loteamento Santo Afonso, bairro Plácido de Castro, na região da Baixada da Sobral, entraram em contato com a redação do Na Hora da Notícia para denunciar que a Energisa estaria implantando postes de madeira eucalipto ao invés de postes de concreto.
No vídeo, o morador, que prefere ão se identificar, fala sobre uma parte da rua ser colocado poste de concreto e outra de madeira. “Único bairro do estado do Acre que colocaram poste de madeira”, diz o homem.
A reportagem entrou em contato com a assessoria da Energisa que se manifestou, por meio de nota, que “todos os equipamentos utilizados para regularização de clandestinos obedecem criterioso padrão de qualidade. Antes da instalação de um poste, fatores como terreno, acesso, entre outros são avaliados pela Distribuidora e só após isso, é definido qual tipo de poste utilizar. A obra em questão prevê a instalação de 20 postes até o final do mês”.
Algumas pesquisas realizadas pela redação apontaram que a madeira de eucalipto tratado apresenta grande durabilidade, e que esse fator depende, a princípio, da aplicação ou destino que se dá a madeira, variando de 10 a 30 anos dependendo da aplicação. De modo geral, quando se segue o processo correto de imunização, o eucalipto tratado tem garantia média de 15 anos.
Outra questão negativa que se aponta sobre o novo modelo é que por se tratar de madeira tende a pegar fogo com mais facilidade em caso de incêndio, além de apodrecer com a ação do tempo.
Contudo, a equipe também conversou com o engenheiro florestal Roberto Gonçalves, que disse que apesar da durabilidade ser menor, quando comparado com o poste de concreto é normal que seja substituído quando apresentar alguma avaria.
“A exposição a chuva e sol não tem problema, os postes tratados em autoclave corretamente podem durar até 25 anos, ainda mais que são chumbados com concreto no solo. A rede de energia passa por constante monitoramento e melhorias. No Brasil inteiro se utiliza também postes de eucalipto tratado”, explica.
O engenheiro destaca, inclusive, que os postes de eucalipto protegem o meio ambiente, sendo de uma fonte renovável e mais barato. “Um poste de eucalipto é mais barato que um de concreto, além de ser muito mais leve e diminuir custos com frete”, finaliza.