RIO BRANCO, AC – 13 de fevereiro de 2026 – Moradores do bairro Caladinho fecharam nesta sexta-feira a avenida principal da comunidade em protesto contra a falta de abastecimento de água, que, segundo relatos da população, vem afetando a região desde dezembro. Sem solução definitiva apresentada até o momento, os manifestantes interromperam totalmente o trânsito de veículos e afirmam que o bloqueio permanecerá até que o problema seja resolvido.
Em depoimento durante a manifestação, Juliane, secretária da presidência do bairro, explicou que a medida foi tomada após a falta de atendimento às demandas da comunidade. “Nós fechamos a rua porque estamos sem água no Caladinho há meses – desde dezembro. Resolvemos interromper o trânsito na avenida principal para chamar atenção para a nossa situação”, declarou em vídeo gravado no local do protesto.
A moradora destacou que a ação busca pressionar o Serviço de Água e Esgoto de Rio Branco (Depasa) a implementar uma solução imediata. “Não vamos deixar passar carro, ônibus nem qualquer veículo enquanto não houver uma resposta efetiva e a situação da nossa comunidade não for regularizada”, afirmou.
Segundo Juliane, uma obra iniciada no bairro no início do mês de dezembro teria contribuído para agravar o quadro. Ela relatou que a única fonte de abastecimento utilizada pelos moradores foi cortada na véspera do protesto. “Há uma obra em andamento aqui desde dezembro, e ontem a única água que a gente tinha foi interrompida para toda a população”, contou.
A líder comunitária informou que equipes do Depasa haviam sido ao local no dia anterior, mas não conseguiram solucionar o problema. “O Depasa esteve aqui ontem, mas não houve qualquer avanço. Pedimos que retornassem para tratar da questão, mas até agora parece que estão fazendo pouco caso da nossa demanda”, completou.
Até o momento da publicação desta reportagem, não havia informações oficiais da autarquia sobre o prazo para o restabelecimento do abastecimento de água no bairro Caladinho.









