RIO BRANCO
Movimento cultural diz que pagamento é vitória parcial e que não existe motivo para não pagar todos
O presidente da Fundação Garibaldi Brasil (FGB), Anderson Nascimento usou as redes sociais da instituição para anunciar que iria iniciar os pagamentos dos fazedores de cultura, porém outros projetos irão receber somente em janeiro.
Saiba mais: Após ato público, FGB decide pagar fazedores de cultura
No entanto, para o músico Diogo Soares, o movimento cultural viu a ação como uma vitória parcial.
“Nossa posição enquanto movimento cultural é de que nós conseguimos uma vitória parcial. Primeiro, a gestão disse que não ia pagar ninguém esse ano e nós conseguimos demonstrar a eles que não tinha motivo nenhum para que os mestres e os indígenas não fossem pagos. Assim como nós continuamos achando que não existe motivo para não iniciar os pagamentos dos projetos que foram já analisados pelas comissões técnicas e de mérito, que já teve o seu resultado divulgado em Diário Oficial, resultado final”, diz.
O artista destaca ainda que na opinião deles e de acordo com o que foi pactuado, os projetos que estiverem tudo certo, serão pagos ainda esse ano.
“Acredito que como os outros projetos, eles diziam que não iam pagar nenhum esse ano, em um dia eles pagaram 18. Eu acredito que todos os projetos que estão ok, que já tiveram documentação complementar entregue, devem ser pagos esse ano. O presidente Anderson saiu da reunião com o movimento e com o chefe da casa civil se comprometendo a pagar todos os projetos que estivessem ok, não apenas os mestres e os indígenas. Então, nós esperamos por isso, esperamos que ele cumpra a sua palavra e que pague todos os projetos este ano e não em janeiro”.
Diogo disse ainda que se houver alguma pendência ou análise que precise ser feita documental em projetos que não tem o cronograma que comece em janeiro e fevereiro, tudo bem. Mas caso contrário, o que nós esperamos é que assim como pagaram os mestres e os indígenas, eles também paguem os outros projetos que já foram aprovados, que saiu o resultado final em Diário Oficial e que estão com a documentação complementar entregue na Fundação Garibaldi Brasil”, finalizou.