RIO BRANCO
Movimento S.O.S Autista faz ato pedindo mediadores nas escolas da prefeitura de Rio Branco
Pais e familiares que fazem parte do Movimento S.O.S Autistas realizaram um manifesto em frente à prefeitura de Rio Branco (AC), na manhã desta segunda-feira, 9, pedindo que mediadores fossem contratados para atender a demanda de alunos que precisam desse profissional na sala de aula.
A falta de mediadores nas escolas municipais é um problema antigo e muitos pais de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e outras necessidades especiais acabam buscando o Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) para garantir esse direito.
Além de mediadores, os pais também pedem vagas para terapias, exames imediatos, terapias públicas e zero de filas de anos de espera. Em um dos cartazes, o questionamento era emblemático questionava “e se fosse seu filho?”.
Da prefeitura os pais seguiram pelas ruas do centro, chegando, inclusive, a fazerem uma espécie de piquenique no meio da rua, para chamar a atenção para a causa que parece ser invisível para a sociedade.
Segundo dados da Associação Família Azul do Acre (AFAC), no estado há 19 mil autistas, sendo nove mil somente na capital e de mil no interior.
A reportagem entrou em contato com a assessoria da prefeitura de Rio Branco para saber qual o posicionamento do prefeito em relação as reivindicações dessas famílias, mas, até o momento de publicação desse material, não obteve retorno.
A Secretaria Municipal de Educação de Rio Branco (SEME) também foi procurada para saber se eles já estão articulando junto ao prefeito a contratação de mais profissionais mediadores para atender a demanda nas escolas, mas não obteve resposta.