Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
RIO BRANCO
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

RIO BRANCO

MP-AC investiga possível uso irregular da Arena Race em Rio Branco

Publicado em

Foto: Val Fernandes

Rio Branco, AC – O Ministério Público do Estado do Acre (MP-AC) instaurou um Procedimento Preparatório para apurar denúncias de possível uso irregular da Arena Race, estrutura construída pela Prefeitura de Rio Branco. A medida, registrada sob o número 06.2025.00000725-4, foi formalizada por meio da Portaria nº 0111/2025/PHABURBAN, assinada pelo promotor de Justiça Luiz Henrique Rolim, da 1ª Promotoria Especializada de Habitação, Urbanismo e Defesa do Patrimônio Histórico e Cultural.

O MP-AC fundamenta sua atuação nos artigos 129, II, III e VIII da Constituição Federal, que lhe conferem a atribuição de defender a ordem jurídica, o regime democrático e os interesses sociais e individuais indisponíveis. A portaria ressalta que a organização urbanística dos municípios, incluindo o uso adequado de espaços públicos, é um interesse difuso protegido pela Lei nº 7.347/85.

Continua depois da publicidade

O documento destaca ainda que a Constituição Federal, em seu artigo 182, estabelece que a política de desenvolvimento urbano deve ordenar o pleno desenvolvimento das funções sociais da cidade, garantindo direitos como habitação, circulação, recreação, meio ambiente e trabalho. Também são mencionados dispositivos do Estatuto da Cidade relacionados à circulação, infraestrutura, equipamentos urbanos e estudo de impacto de vizinhança.

Diante da denúncia recebida sobre o possível uso inadequado da Arena Race, o Ministério Público determinou a instauração do Procedimento Preparatório e definiu as primeiras providências. Entre elas, a nomeação do servidor Enrico Túlio Castro Costa, assessor jurídico da Promotoria, para atuar como secretário do procedimento. Em eventuais ausências, ele será substituído pelos demais servidores da unidade.

Continua depois da publicidade

A portaria determina o registro e a autuação do procedimento, com o objeto: “Apurar denúncia acerca de eventual uso irregular da Arena Race.” Uma cópia do documento foi enviada para publicação no Diário Eletrônico do MPAC.

Continua depois da publicidade
Propaganda
Advertisement