Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

RIO BRANCO

MP investiga morte de adolescente em confronto com a polícia no Acre

Publicado em

Rio Branco, Acre – O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) iniciou uma investigação para apurar a morte do adolescente Vitor Gabriel Sales Rodrigues, de 16 anos, ocorrida durante uma ação policial em maio deste ano. O confronto, que envolveu policiais militares e suspeitos nas margens do Rio Acre, no bairro Cidade Nova, em Rio Branco, resultou na morte do jovem e no desaparecimento de outro, identificado como Andrio, que também foi baleado e caiu no rio.

A Promotoria de Justiça Especializada no Controle Externo da Atividade Policial instaurou o Procedimento Administrativo nº 0154/2025/PECEAP para acompanhar de perto as investigações. A promotora de Justiça Maria Fátima Ribeiro Teixeira, responsável pela portaria, ressaltou que o Ministério Público tem o dever constitucional de fiscalizar a atividade policial, conforme o artigo 129 da Constituição Federal.

Continua depois da publicidade

O objetivo da investigação é reunir todas as informações e documentos necessários para esclarecer as circunstâncias da morte de Vitor Gabriel e acompanhar as apurações conduzidas pela Corregedoria-Geral da Polícia Militar e pela Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).

A decisão do MPAC também considera a Resolução nº 210/2025 do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), que estabelece diretrizes para o acompanhamento de casos de mortes decorrentes de intervenção policial e de vitimização de agentes de segurança. Além disso, o Plano de Ação Institucional do MPAC sobre Letalidade e Vitimização Policial, aprovado pela Procuradoria-Geral de Justiça, também está sendo levado em consideração.

Continua depois da publicidade

O caso levanta questões sobre o uso da força em operações policiais e a necessidade de garantir a segurança dos jovens em áreas de conflito. A investigação do MPAC busca trazer respostas e garantir que a justiça seja feita.

Continua depois da publicidade
Advertisement