RIO BRANCO
MPAC investiga possível contaminação ambiental por cemitério em Rio Branco

O Ministério Público do Acre (MPAC) abriu um inquérito civil para investigar denúncias de contaminação ambiental no Cemitério Jardim dos Animais, localizado no Loteamento Paraíso II, em Rio Branco. A promotoria especializada em meio ambiente da Bacia Hidrográfica do Baixo Acre suspeita de que o cemitério esteja contaminando o solo e a água da região.
A investigação se baseia na legislação ambiental brasileira, que exige licenciamento ambiental para cemitérios. O MPAC solicitou ao Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac) e à Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA) informações sobre a existência do licenciamento do empreendimento.
Como medida preventiva, o MPAC recomendou a suspensão imediata de novos sepultamentos no cemitério até que estudos técnicos e análises de impacto ambiental sejam realizados.
Para verificar a possível contaminação, o MPAC determinou a análise da água de um açude e de um poço localizados no terreno de um morador próximo ao cemitério. A análise será realizada pela Unidade de Tecnologia de Alimentos da Universidade Federal do Acre (UTAL/Ufac) no prazo de 15 dias.
Os resultados da investigação e das análises determinarão as medidas a serem tomadas para proteger o meio ambiente e a saúde da população local.
