RIO BRANCO/AC – Movimentações na estrutura de assessoria de gabinetes da Câmara Municipal de Rio Branco foram oficializadas nesta quinta-feira (19), por meio de portarias publicadas no Diário Oficial do Estado (DOE). As medidas, assinadas pelo presidente da Casa, vereador Joabe Lira, alteram a composição de cargos comissionados e têm efeitos retroativos a 2 de fevereiro, tendo sido homologadas no dia 9 deste mês.
No gabinete do vereador Eber Machado, quatro profissionais deixaram seus cargos de assessor parlamentar. Por intermédio das portarias nº 089/2026, 090/2026 e 099/2026, foram exonerados Edijane Firmino Medeiros e Arthur de Sales Cordeiro, ambos no nível AP-IV, além de André da Silva Lopes e Luciano Lima Carvalho, que ocupavam o cargo em nível AP-XV.
Já no gabinete do vereador Márcio Mustafá, a reposição de assessores incluiu tanto saídas quanto novas nomeações. A portaria nº 096/2026 determinou a exoneração de Avinye Viana Moreira (AP-III) e Giovana do Nascimento Baia (AP-XII). Para ocupar vagas na equipe, as portarias nº 097/2026 e 098/2026 nomearam Edineis Oliveira de Souza para o cargo de assessor parlamentar nível AP-XII e Ian Santos de Mesquita para o nível AP-XIV.
Todas as determinações publicadas revogam quaisquer disposições anteriores que possam entrar em conflito com as novas normas estabelecidas para os gabinetes.









