RIO BRANCO
Música e emoção marcam sepultamento de Moisés Alencastro, com apelo a justiça em Rio Branco

Nesta quarta-feira (24), o sepultamento do ativista cultural e comunicador Moisés Alencastro se tornou um momento de despedida cheio de significado em Rio Branco. Sob intensa comoção, familiares, amigos, artistas, militantes e representantes de diversos setores da sociedade acreana se reuniram para prestar últimas homenagens — e cobrar claridade sobre o crime que tirou a vida do referencial local.
Artistas da região transformaram a cerimônia em uma celebração à trajetória de Moisés, com apresentações que resgataram canções que marcaram sua vida. Entre os participantes estavam Diego Arantes, Diogo Soares e Iana Sarquis, que entoaram músicas como Encontros e Despedidas — que abriu as homenagens, emocionando todos os presentes — e Enquanto Alguns Dormem, da banda Los Porongas, uma das favoritas do ativista.
Amigos e colegas destacaram a sensibilidade de Moisés, além do seu papel fundamental como apoiador e articulador da cultura independente no Acre, sempre incentivando iniciativas locais. Autoridades como o presidente da ApexBrasil e ex-governador Jorge Viana, o ex-governador Tião Viana e o deputado estadual Edvaldo Magalhães também estiveram no local para acompanhar a cerimônia.
Moisés foi encontrado morto em seu apartamento, em Rio Branco, no último fim de semana. O caso é investigado pela Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa: inicialmente tratado como latrocínio, o enquadramento foi revisto após avanços nas investigações. A Polícia Civil informou que a dinâmica aponta para homicídio seguido de furto, já que os bens foram subtraídos após a morte da vítima.
https://www.instagram.com/reel/DSp33e7EWKm/?igsh=am0wNXB2cXFldGZ6








