RIO BRANCO
No Acre, 52% das empresas tentam pagar contas atrasadas, aponta pesquisa
No Acre, 52% das empresas enfrentam dificuldades para quitar suas contas em atraso, revela um indicador econômico recente. De acordo com o Indicador de Recuperação de Crédito das Empresas da Serasa Experian, em fevereiro de 2024, 44,2% dos débitos negativados foram pagos ou renegociados pelas empresas inadimplentes em até 60 dias após o mês de referência. No Acre, esse índice atingiu 52,60%, posicionando o estado em sétimo lugar no ranking nacional de recuperação de crédito empresarial. Os dados mais recentes do indicador foram atualizados em 3 de julho e referem-se ao início do ano.
O Piauí liderou o topo do ranking nacional do Indicador de Recuperação de Crédito das Empresas da Serasa Experian, com 66,0%, seguido pelo Ceará (59,3%) e Paraíba (57,8%). Dentro da segmentação por setores, o segmento de “Utilities”, que engloba contas de água, gás e energia, registrou o maior percentual de pagamentos (51,0%). A variação observada no indicador entre janeiro e fevereiro pode ser atribuída a uma combinação de fatores econômicos e operacionais.
Ao analisar a idade das dívidas, aquelas com até 30 dias de vencimento foram as mais liquidadas (56,2%), seguidas pelas dívidas com até 60 dias (42,3%), 90 dias (25,0%), contas com 1 ano (15,1%), 180 dias (15,1%) e as que venceram há mais de 1 ano (8,3%). Os compromissos financeiros com valor acima de R$ 10 mil foram os mais priorizados pelas empresas inadimplentes na hora de regularizar suas contas (48,0%).
Recuperar crédito pode ser um desafio complexo para as empresas, seja na cobrança de clientes inadimplentes ou no cumprimento dos compromissos financeiros. Um bom processo de recuperação de crédito é essencial para manter a saúde financeira do negócio. Com a solução de Recuperação de Dívidas da Serasa Experian voltada para pequenas e médias empresas, os empreendedores podem economizar tempo e dinheiro, evitando desgastes decorrentes da inadimplência.