RIO BRANCO
No Acre, bebê que broncoaspirou semente de ingá consegue vaga fora do estado para fazer procedimento de retirada dos fragmentos do pulmão
Familiares e amigos mobilizarem a internet nos últimos dois dias pedindo ajuda para que o governo conseguisse transferir um bebê, de apenas um ano de idade, para fora do estado para fazer procedimento que não é disponibilizado no Acre.
A criança, ao consumir uma ingá, fruto bastante conhecido na região norte, acabou broncoaspirando (broncoaspiração é a entrada de substâncias estranhas, tais como alimentos e saliva, na via respiratória) sua semente sendo preciso ser internada, pois estava com dificuldades de respirar. A família foi transferida do município de Jordão para a capital acreana, onde o pequeno foi internado no Hospital da Criança.
Segundo a diretora-geral do Hospital, o bebê foi internado na Unidade de Terapia Intensiva, um médico o atendeu e realizou a retirada da semente, porém ficou fragmentos e o procedimento para retirá-los não é feito no estado, sendo necessário um Tratamento Fora de Domicílio (TFD).
Ainda na última terça-feira, 03, o setor de regulação do estado conseguiu uma vaga para a criança em um hospital em Manaus (AM), e a transferência na UTI aérea deve acontecer ainda nesta quarta-feira, 04.