Em análise, realizada na semana passada pela Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), por meio da Semana Epidemiológica (SE) 27, as doenças diarreicas aumnetam 36,2%, quando comparado ao ano anterior.
Ainda segundo a análise, na SE 26 o estado ultrapassou o limite superior, retornando para dentro do limite superior na SE 27, de acordo com a série histórica dos últimos dez anos.
Os municípios da regional do Juruá, Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima, Rodrigues Alves, Tarauacá, e todos os municípios da regional do Alto Acre, Assis Brasil e Brasileia, assim como os do Baixo Acre, Acrelândia e Sena Madureira apresentaram notificação acima do limite.
Os casos estão sendo monitorados diariamente e ainda no mês de junho foi ativada a Sala de Situação das Doenças Diarreicas Agudas junto com as Síndromes Respiratórias Agudas Graves, para monitoramento e envio dessas informações para toda a equipe de saúde e à população em geral.
A orientação da Sesacre é de que aos primeiros sintomas como fezes líquidas ou moles, cólicas abdominais, dor abdominal, febre, sangue ou muco nas fezes, náuseas e vômitos por, no mínimo, três episódios em um período de 24h, o paciente procure a unidade de saúde mais próxima de sua casa para atendimento.









