RIO BRANCO
No Acre, doenças diarreicas aumentaram 32,6%; oito municípios tem notificação acima do limite
Em análise, realizada na semana passada pela Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), por meio da Semana Epidemiológica (SE) 27, as doenças diarreicas aumnetam 36,2%, quando comparado ao ano anterior.
Ainda segundo a análise, na SE 26 o estado ultrapassou o limite superior, retornando para dentro do limite superior na SE 27, de acordo com a série histórica dos últimos dez anos.
Os municípios da regional do Juruá, Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima, Rodrigues Alves, Tarauacá, e todos os municípios da regional do Alto Acre, Assis Brasil e Brasileia, assim como os do Baixo Acre, Acrelândia e Sena Madureira apresentaram notificação acima do limite.
Os casos estão sendo monitorados diariamente e ainda no mês de junho foi ativada a Sala de Situação das Doenças Diarreicas Agudas junto com as Síndromes Respiratórias Agudas Graves, para monitoramento e envio dessas informações para toda a equipe de saúde e à população em geral.
A orientação da Sesacre é de que aos primeiros sintomas como fezes líquidas ou moles, cólicas abdominais, dor abdominal, febre, sangue ou muco nas fezes, náuseas e vômitos por, no mínimo, três episódios em um período de 24h, o paciente procure a unidade de saúde mais próxima de sua casa para atendimento.