RIO BRANCO
No Acre, queimadas são responsáveis pela perda de 63 km de hectares de cobertura arbórea
Dados divulgados pela Global Forest Watch (GFW), uma iniciativa do World Resources Institute (WRI), revelam que de 2001 a 2022 o Acre perdeu 63.1 quilômetros de hectares (kha) de cobertura arbórea devido a queimadas.
O levantamento foi realizado com base em informações recentes da Universidade de Maryland, nos Estados Unidos, obtidas através de imagens de satélite em tempo real.
Ainda de acordo com a pesquisa, o ano com a maior perda de cobertura arbórea devido a queimadas durante esse período foi 2005, chegando a 14.1kha perdidos por queimadas, o que corresponde a 8.3% de toda a perda de cobertura arbórea para todo o período analisado.
Além disso, o estado teve ainda, 1.51 milhões de hectares (Mha) de perda da cobertura florestal devido a todos os outros fatores de perda, como desmatamento, desastres naturais, dentre outros.
De acordo com o estudo, a principal causa para este enorme aumento da redução da cobertura arbórea do planeta – mais de 50% – foram os incêndios, que aconteceram não somente no Brasil e Indonésia, mas também no Congo, Canadá e em países europeus, principalmente, em Portugal.