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No Acre, servidores da Ufac aderem a paralisação nacional e resolvem parar suas atividades na terça-feira (7)

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Professores e técnicos da Universidade Federal do Acre (Ufac) decidiram paralisar suas atividades nesta terça-feira (7), em adesão à paralisação nacional da categoria. A assembleia geral realizada na última semana definiu essa ação como forma de reivindicar melhorias tanto em âmbito local quanto nacional.

Além da paralisação, está previsto um ato de conscientização que será realizado no portão principal de entrada da universidade, em Rio Branco, a partir das 7 horas. O campus Floresta, em Cruzeiro do Sul, também aderiu ao movimento, demonstrando a união dos profissionais em busca de mudanças.

A presidente da Associação de Docentes da Universidade Federal do Acre (Adufac), Letícia Mamed, explicou que a mobilização abrange uma pauta nacional liderada pelo Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe) e pelo Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes-SN), além de pautas locais que refletem as demandas da comunidade acadêmica da Ufac.

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Entre as pautas locais definidas pela Adufac estão a luta contra assédios e racismos no ambiente acadêmico, o retorno das sessões presenciais dos conselhos para garantir maior participação e qualidade nos debates, a construção da nova sede do Centro de Apoio Pedagógico (CAP) no campus-sede Rio Branco, a implementação de políticas de segurança preventiva nos campi e melhorias na estrutura de iluminação e rondas noturnas.

Além disso, a criação do Conselho de Pós-graduação da Ufac é uma demanda para viabilizar a discussão democrática e descentralizada dos recursos institucionais voltados ao financiamento e manutenção da qualidade dos programas de Pós-graduação.

A pauta nacional busca a recomposição salarial da categoria, a reestruturação e equiparação de carreiras, a igualdade de benefícios entre os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, e a revogação de medidas que afetam os servidores públicos, como a PEC 32.

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