RIO BRANCO
No PS, pacientes reclamam de atendimento prestado na unidade
Mais uma vez a redação do Na Hora da Notícia se depara com reclamações do serviço prestado no Pronto-Socorro de Rio Branco (AC). Desta vez, a imagem de uma mulher desmaiada no salão da unidade causou revolta nos pacientes que aguardavam por atendimento.
“Alguém precisa fazer alguma coisa, tem pacientes caindo no chão desmaiados na recepção e ninguém socorre. A maca quando vem não presta. Só tem um médico e o atendimento está um caos”, disse um paciente, que prefere não se identificar.
Ainda segundo uma paciente, no momento em que ela estava sendo atendida pela médica, outro médico teria chegado com uma amiga para ser internada e interrompeu o atendimento.
“No momento que eu estava sendo atendida, chegou o dr Raimundo Castro com uma amiga dele para ser internada e tirou a médica da sala me deixando sozinha para ela ir fazer a internação da paciente dele. Isso é um absurdo total”, diz a mulher que prefere não se identificar.
Além disso, os pacientes também reclamam sobre a forma como são tratados pelos funcionários do acolhimento. “O pessoal nunca sabe de nada, não passa uma informação direito e ainda nos trata mal como se estivessem fazendo um favor para a população. Teve gente de internar familiar e ficar aqui na frente ser ter uma notícia e sempre que ia perguntar eles diziam que não sabiam de nada e que eles tinham que aguardar”, relatou a paciente.
A reportagem procurou o diretor do PS, o enfermeiro Lourenço de Azevedo, que explicou que o setor de ambulatório estava funcionando com dois médicos. Sobre a questão do acolhimento ele disse que as servidoras estão trabalhando e ele acredita que, talvez, os pacientes por chegarem e não serem atendidos logo, se estressam e vão com agressividade para cima do pessoal do acolhimento.
Lourenço explicou ainda que quando uma pessoa interna tem direito a uma acompanhante, a não ser que seja na emergência, que lá não pode ficar paciente acompanhado.