RIO BRANCO
Novembro deve encerrar com déficit de chuvas trazendo consequências para o Rio Acre, diz Defesa Civil
Conhecido como o início do período chuvoso, ao contrário dos anos anteriores o mês de novembro teve poucas chuvas e nos primeiros 15 dias choveu 32% do esperado. Segundo o coordenador da Defesa Civil de Rio Branco, o tenente-coronel Cláudio Falcão, choveu em torno de 76mm e o esperado é 224mm.
“Choveu em torno de 76mm e nós esperamos para todo mês 224mm. Então está um pouco distante da nossa meta. Não significa dizer que a gente não possa recuperar agora na segunda quinzena, mas nada indica. Nós tínhamos previsão de chuva nos dias 14 e 15 e aconteceram, inclusive, foram essas chuvas que ‘salvaram a pátria’, pois estávamos há 14 dias sem chuvas”, disse Falcão.
O coordenador diz ainda que a previsão é que ocorra chuvas somente no fim de semana, fazendo com que o mês seja finalizado com um déficit de chuvas refletindo no Rio Acre e fora dele.
“A situação de seca que nós estamos enfrentando desde julho, esperando que ela terminasse em outubro e, pelo contrário, não terminou, adentrou novembro e talvez vá regularizar mesmo só no início de dezembro”, aponta o tenente-coronel.
Nesta quinta-feira, 17, o Rio Acre atingiu a cota de 1,78 metros e a previsão é de que seu nível se eleve nos próximos dia