RIO BRANCO
Novos dirigentes do TRT-14 tomam posse para o Biênio 2023/2024
Os desembargadores Osmar J. Barneze e Maria Cesarineide de Souza Lima tomaram posse nesta sexta-feira (16/12), nos cargos de presidente e vice-presidente, respectivamente, do Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região (RO/AC). A Sessão Solene foi realizada de forma híbrida, com transmissão ao vivo pelo canal do TRT-14 no YouTube, direto do auditório do edifício-sede, em Porto Velho (RO).
A nova administração foi eleita, à unanimidade, pelo Pleno do TRT-14 e comanda, pela segunda vez, a Corte da Justiça do Trabalho nos estados de Rondônia e Acre. A cerimônia de posse foi prestigiada por diversas autoridades, membros e servidores da Justiça do Trabalho, representantes institucionais, Poderes constituídos de Estado, Ministério Público, Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Acre e Rondônia, operadores do direito e sociedade em geral.
O presidente empossado comandará o TRT-14 a partir de 1º de janeiro de 2023. Em seu discurso reforçou seu compromisso em combater retrocessos e de lutar pelos avanços institucionais com vistas a contribuir para a consolidação de uma justiça cada vez mais forte, moderna e presente.
“Objetivo como gestor construir um ambiente no qual todos se reconheçam e se sintam acolhidos e representados. Intenciono não ser apenas maestro, extraindo o que há de melhor de cada um, mas, também, mais um trabalhador desta grande obra. Pretendo manter todas as conquistas já implementadas e participar da ascensão de novos degraus. Isso representa sustentar uma gestão de portas abertas, firmada no diálogo e no entendimento com todos os interlocutores, para se alcançar a melhor solução para o caso concreto”, frisou o desembargador Osmar J. Barneze.
A vice-presidente empossada e atual presidente da Corte, desembargadora Maria Cesarineide de Souza Lima, destacou o término de seu mandato agradecendo a todos e todas que contribuíram com sua gestão, sobretudo, nos momentos de desafios impostos pela pandemia da covid-19. Concluiu sua fala referenciando os avanços alcançados em sua gestão.
“Esta solenidade marca o término de minha gestão na Presidência deste Tribunal, ao mesmo tempo em que inaugura o mandato do desembargador Barneze, novamente como principal gestor administrativo deste órgão. Agradeço e reconheço o empenho de todos que deram sustentação e apoio à minha gestão. Compartilho com todos, os méritos atribuídos aos meus mandatos, pois são consequência direta do trabalho que cada um realizou”, disse.
Currículo e trajetória do presidente empossado
O desembargador Osmar J. Barneze já exerceu anteriormente o cargo de presidente do TRT-14, durante o biênio 2019/2020. É formado em Direito desde 1983, pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Possui pós-graduação em: administração de empresas com ênfase em marketing e recursos humanos, pela Fundação Faculdade Estadual de Ciências Econômicas de Apucarana (PR) – (1988); Direito Processual Civil pela Universidade Tiradentes do Rio de Janeiro (Unit-RJ) – (1996). Direito Civil pela Sociedade Civil Cultura e Educação Faculdade do Vale do Rio Doce – (MG) – (1998).
Foi nomeado juiz do Trabalho do TRT-14 em 8 de maio de 1993, atuando como juiz Titular de Vara do Trabalho nas cidades de Sena Madureira (AC), Brasiléia (AC), Rolim de Moura (RO), Ouro Preto do Oeste (RO), Presidente Médici (RO) e Ji-Paraná (RO). Foi nomeado desembargador do TRT-14 pelo então presidente da República Federativa do Brasil, Michel Temer.
O que disseram:
“Barneze e Cesarineide já comprovaram o tino, a expertise, a experiência e o destemor necessários para se fazer frente à decisão que se apresenta. Barneze ingressa agora no rol daqueles que presidiram o Tribunal mais de uma vez, ao lado de Cesarineide. Temos todos a certeza de que serão vitoriosos”. Representante do Tribunal Pleno do TRT da 14ª Região, desembargador Carlos Augusto Gomes Lôbo.
“A Amatra-14 deseja que na caixa de ferramentas para a construção desse novo ciclo estejam amostra a união, a lealdade, a empatia e a humildade. Com o olhar nos caminhos que temos a percorrer, com certeza teremos um excelente resultado e, daqui a dois anos, novamente com o badalar dos sinos, olharemos para trás como hoje olhamos olhando para a frente, com a alma exultante de gratidão. Parabéns a todos e a todas”. Presidente da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 14ª Região (Amatra-14), juiz do Trabalho José Carlos Hadad de Lima.
“Des. Barneze, no último ciclo de gestão, pude compor uma equipe brilhante, que com a sua liderança, pôde dar passos inovadores, concretos e verdadeiramente disruptivos. Construções de risco que hoje são inerentes a essa casa de justiça. Desa. Cesarineide, também tive a honra de participar do prelúdio de sua gestão. Uma gestão primorosa que alçou o TRT-14 a voos inimagináveis. Ocupou o lugar que entre nós sempre mereceu. Foi reconhecido localmente, nacionalmente e internacionalmente”. Vice procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho em Rondônia e Acre, Lucas Barbosa Brum.
“Tenho convicção de que a desembargadora Cesarineide deu o seu melhor e fez tudo o que estava ao seu alcance para melhorar a justiça do trabalho nos estados do Acre e Rondônia, tornando-a uma referência em celeridade e em entrega eficaz na prestação jurisdicional. Congratulo o novo presidente, desembargador Barneze, pois chegou o tempo de o senhor dar sua contribuição de qualidade para a melhoria desta Corte. A advocacia deseja e tem esperança numa justiça do trabalho ainda melhor”. Presidente da OAB-AC, Rodrigo Aiache.
“Nestes tempos, a união entre as instituições não é, por definitivo, um luxo, mas uma demanda histórica apresentada a todos e todas. Por isso, a OAB/RO reconhece a importância dessa missão e não poupará esforços para assegurar a cooperação e a unidade entre as nossas instituições, para que caminhemos sempre em conjunto em defesa da democracia e da instituição. Confiamos plenamente nesta unidade e no pleno êxito da gestão que ora se inicia”. Presidente da OAB-RO, Márcio Nogueira.