Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

RIO BRANCO

Paciente relata descaso por atraso em procedimento cirúrgico

Publicado em

A paciente Francisca Rocha Marques, de 33 anos, entrou em contato com a redação do Na Hora da Notícia para denunciar o descaso que a saúde pública tem feito com seu caso. Ela relata ser obesa média, que possui duas hérnias, doença no útero, diabetes entre outras doenças e que buscou o programa de Obesidade, em 2020, para buscar qualidade de vida.

“Fiz todo acompanhamento psicológico e psiquiátrico, consegui todos os laudos, várias vezes venceu, até que cheguei no CAC (Central de Agendamento de Cirurgias). Não tinha kit, fui no Mistério Público e fiz a denúncia. Consegui os kits. O médico entrou de férias e ao retornar informaram que uma das primeiras seria eu, pois eu era a 16ª da lista. A maioria já operou e, no dia 30 de janeiro, eu era pra ter operado e passaram para o dia 5 de fevereiro”, relata.

Continua depois da publicidade

Francisca diz ainda que foi na Fundação Hospital Estadual do Acre (Fundhacre) para se preparar, pois tem que comprar medicação cara, meia e, ao chegar na sala de obesidade do local, foi destratada e humilhada por um coordenador.

“Fui na Sesacre (Secretaria de Estado de Saúde) muito frustrada. Lá entraram em contato com ele para pegar a liberação da minha internação na segunda e ele [o coordenador] informou que não vou operar novamente. Estou desde 2022 aguardando minha cirurgia e não sai. Estou cada dia mais frustrada, agoniada e doente”, desabafa.

Continua depois da publicidade

A reportagem entrou em contato com a Sesacre e recebeu a informação que o profissional é contratado como cirurgião geral e tem um acordo para fazer bariátrica, que ocorre 2 por semana. Além disso, foi frisado pelo órgão que a cirurgia da paciente Francisca está confirmada para ocorrer na próxima semana, dia 5, e que a confirmação com ela ocorrerá até sexta-feira.

Continua depois da publicidade
Propaganda
Advertisement