RIO BRANCO
Paciente se interna três vezes na Fundhacre e pega alta sem realizar cirurgia
A família do jovem Kawan Gabriel dos Santos Melo, 19 anos, procurou a redação do Na Hora da Notícia para denunciar que o rapaz, que está há quatro anos traqueostomizado, já foi internado, ao menos, três vezes na Fundação Hospital Estadual do Acre (Fundhacre) para realizar a cirurgia para retirada e todas as vezes pega alta médica sem que o procedimento cirúrgico seja realizado.
Traqueostomia (TQT) é um procedimento cirúrgico que consiste em um pequeno orifício artificial feito na garganta, onde ocorre a abertura da traqueia para facilitar a chegada de ar até os pulmões.
Nesta última internação, o relatório, datado dia 22 de agosto de 2023, diz que a alta médica se deu por falta de leito na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI).
O que chama a atenção da família é como que marcam uma cirurgia sem se certificarem está tudo apto para a realização.
Outra preocupação dos familiares é que pelo local da traqueo tem saído uma secreção e eles temem que isso seja pela demora na realização do procedimento.
A reportagem do NHN entrou em contato com a assessoria da Fundhacre para saber o motivo de tantos adiamentos, mas, até a publicação deste material, não obteve retorno.