RIO BRANCO
Pacientes com sintomas de dengue denunciam falta de médico em Urap
Nos últimos dias os casos de dengue em Rio Branco, capital do Acre, aumentaram significativamente. Dor de cabeça, febre, vômitos, calafrios e até sangramentos estão entre os sintomas relatados pelos pacientes.
No entanto, embora a orientação seja a procura por UBS’s e Urap’s, para não superlotar ainda mais as Upas e pronto-socorro, pacientes estão encontrando dificuldade. A exemplo, a Urap Roney Meireles, responsável por atender a demanda da parte alta da cidade, está sem médico. Segundo servidores, a médica que atende na unidade teria testado positivo e, sem ninguém para subistituí-la, pacientes são orientados a buscar outras unidades.
“Nem todos temos como nos deslocar para longe. Cheguei aqui para apresentar meus exames que deram alterados e não tem médico pra atender”, disse o trabalhador Agnaldo Silveira, de 43 anos, que relata não ser a primeira vez que procura a unidade e não tem profissional.
A reportagem entrou em contato com a secretária municipal de saúde, Sheila Amaral, para saber se em situações como essa que a cidade enfrenta não tem profissionais para serem realocados para cobrir outro, uma vez que a falta de médicos em UBS’s e Urap’s sobrecarrega outras unidades como as Upas e pronto-socorro. Contudo, até a publicação deste material, a equipe não obteve retorno.