RIO BRANCO
Parada LGBT+ em Rio Branco: Interdição de ruas mantida, apesar de questionamento

A 17ª Parada do Orgulho LGBTQIAPN+ em Rio Branco, que acontece neste domingo, 1º de dezembro, terá as ruas interditadas conforme previsto, apesar de um questionamento do vereador João Marcos Luz (PL).
O vereador solicitou à RBTrans (Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito) uma análise jurídica sobre a autorização para a interdição, buscando meios para cancelá-la. No entanto, a RBTrans afirmou que a organização do evento cumpriu todos os requisitos necessários para a interdição, e que a questão da presença de crianças no evento não é de sua alçada.
“A RBTrans atua exclusivamente em questões de trânsito e transporte. A proibição ou não da presença de crianças é um assunto que foge à nossa competência”, explicou a RBTrans em nota.
O superintendente da RBTrans, Clendes Vilas Boas, confirmou que a consulta do vereador foi analisada pela equipe jurídica, mas a autorização para a interdição permanece válida.
João Marcos Luz, por sua vez, esclareceu que sua intenção era apenas analisar a legalidade da solicitação, não havendo intenção de impedir o evento. “Fiz apenas uma consulta. Caso a solicitação fosse irregular, eu pediria a suspensão da autorização. Mas não é o caso”, explicou o vereador.
A Parada do Orgulho LGBTQIAPN+ do Acre espera reunir milhares de pessoas neste domingo, com concentração às 15h no Skate Parque, próximo ao Deck Tratoria. O evento contará com o apoio da Polícia Militar, Polícia Civil, Detran-AC e RBTrans.
A Avenida Ceará será parcialmente interditada durante a concentração, com expectativa de público superior a 10 mil pessoas.
