Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

RIO BRANCO

Paula Mariano diz que análise mostra queda nos casos de SRAG em crianças no AC: “Mas tem que ficar atento”

Publicado em

Secretária de Saúde do Acre, Paula Mariano. Foto: Everton Damasceno/ContilNet

Em entrevista à imprensa nesta quinta-feira (16), a secretária de Saúde do Estado, Paula Mariano, falou a respeito do atual cenário no Acre diante do surto de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) que atinge crianças, especialmente de 0 a 5 anos.

A gestora orientou os pais que “mantenham os cuidados ainda, a gente viu que esse vírus se manifestou diferente, algumas crianças evoluíram rapidamente para gravidade”. Nos últimos dois meses 10 crianças morreram.

Continua depois da publicidade

Paula deu algumas orientações aos pais: “Muito líquido [para as crianças], se perceber que a criança já gripou, procure os postos de saúde, o Pronto Socorro é para casos mais graves, e a estamos de portas abertas para atender”, frisou.

Paula afirmou que o o casos já estão diminuindo no estado. “Se você for fazer a análise, diz que está em queda, mas a gente sabe que como a Covid, a gente ainda tem que ficar atento. No ano passado as crianças estavam em casa, a imunidade mais baixa, e agora, com a vida voltando ao normal, a gente tem que ficar mais atento”.

Continua depois da publicidade

A secretária lembrou ainda que o Governo criou o Comitê de Acompanhamento Especial das Síndromes Respiratórias (Caerp) no estado, composto por servidores da Sesacre, Casa Civil, Procuradoria-Geral do Estado, Secretaria de Estado de Comunicação, Ministério Público do Estado do Acre, Conselho Estadual de Saúde e Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde.

O objetivo é estudar a origem dos casos de SRAG em crianças, acompanhar a evolução e propor ao governador a tomada de decisões relativas ao enfrentamento da doença. Os membros devem se reunir a cada 15 dias, em caráter extraordinário.

Continua depois da publicidade
Propaganda
Advertisement